top of page

SHIATSU

O ministério japonês da saúde e do bem-estar declara: “A terapia  Shiatsu é uma forma de manipulação administrada com os polegares, os dedos e a palma das mãos, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão sobre a pele, corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas.”

Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão com os dedos” (Shi - dedo, Atsu - pressão), pois esta é a principal técnica utilizada na sua aplicação. Esta pressão exerce-se também com a palma das mãos e, por vezes, com os cotovelos,  joelhos ou os pés, a fim de uma pressão mais intensa.

São também usados exercícios de alongamentos, para aumentar a flexibilidade, de um modo semelhante ao do ioga ou de outros exercícios de relaxamento. O Shiatsu pode ser considerado uma combinação de acupunctura com massagem.

Contudo, em vez de introduzir agulhas no corpo, o Shiatsu usa o toque de mãos ou outras partes do corpo. Como na massagem, esse toque de um outro ser humano, tem consideráveis efeitos terapêuticos.



O Shiatsu também pode ser definido com a aplicação da pressão em um ponto que combina vários tipos de estímulos rítmicos e modulares. A eficácia da terapia manipulativa tem sido provada pelos científicos modernos que envolvem a estimulação cutânea.
O objectivo da teoria de manipulação é curar pessoas trabalhando com a sua força natural de cura para corrigir qualquer mau funcionamento interno específico da pessoa.



O Shiatsu, tendo como base a medicina oriental, possui os meios de compreender, determinados modos e precisos desequilíbrios na Energia, dão origem a esse tipo de problemas, podendo, desse modo, na maioria dos casos, mitigá-los. Um único tratamento ou uma série de tratamentos semanais costuma ser bastante eficaz na erradicação desse tipo de problema.

Além de aplicar o tratamento efectivo, a maioria dos profissionais Shiatsu também dá conselhos a respeito de que modo os próprios clientes podem fazer alguma coisa no sentido de melhorar sua saúde e mitigar seus problemas.



O Shiatsu tem duas aplicações ou funções principais na sociedade actual. Em primeiro lugar, a de uma terapia proporcionada por profissionais qualificados que se têm dedicado profundamente ao estudo dessa prática, e em segundo lugar, a de uma prática exercida por qualquer pessoa que tenha estudado um pouco acerca do Shiatsu a partir de livros ou em cursos de curta duração, com a finalidade de relaxar seus familiares e amigos, bem como para tratar de problemas menos graves de saúde. Consideremos primeiro o Shiatsu como uma terapia.

bottom of page