top of page

MOXABUSTÃO ou Moxibustão

A partir da união da palavra japonesa, Mokusta - erva + bustão - combustão, formou-se o vocábulo Moxabustão.

Existem determinados pontos de acupunctura onde esta técnica deve ser aplicada, após tomadas certas medidas de precaução. Vale a pena ressaltar que a Moxabustão actualmente tem um papel importantíssimo na terapia.

É usada para reforçar o tratamento por punção, agulhas, e também onde estas se mostrem insuficientes para conseguir a cura. Existe, actualmente na China, muitos médicos de acupunctura especializados só na prática da Moxabustão.



O calor remove a congestão dos vasos sanguíneos e move o Ki e o sangue, que finalmente remove a dor. Verificou-se que, o calor estimula a cura pelo aumento da taxa metabólica, da actividade celular e do fluxo sanguíneo local.



É usado para, espalhar o foco da estimulação térmica sobre áreas de grande superfície, no tratamento de “bloqueio” da dor, lesões de tecido mole e problemas músculo-esqueléticos encontrados em joelhos, osteoartrite nos joelhos, quadris, ombros e na coluna, geralmente.

Um exemplo interessante da aplicação do bastão ou "charuto" de moxa é no tratamento de fracturas. É eficaz em distúrbios cutâneos, doenças de dores abdominais, diarreia, vómito (debilidade do estômago e do baço), paralisia facial e outras doenças crónicas.

bottom of page