ACUPUNCTURA RYODORAKU
RYO significa “bom”, DO “electrocondutor” e RAKU “linha” ou “canal”. Podendo ser traduzido por: Linha de boa eletrocondutividade.
A Acupunctura Japonesa foi apresentada ao mundo na mesma extensão que a chinesa.
A Acupunctura Japonesa é, na realidade, uma terapia que pode ser feita por meio de estímulos. Independentemente, pode ser usada como uma ocupação ligada à saúde, ou terapia complementar combinada à medicina Ocidental.
Esta terapia designada por RYODORAKU do Sistema Nervoso Autónomo, foi defendida pelo falecido Dr. Yoshio Nakatani, com vasta experiência clínica em medicina Ocidental e Tradicional Chinesa, após ter concluído que o ponto eletropermeável RYODO é o ponto de acupunctura e o RYODORAKU corresponde aos meridianos da terapia por acupunctura tradicional. Além disso, os médicos dizem que é fácil aprender a Terapia RYODORAKU, porque esta é baseada no sistema nervoso simpático e no conceito de que o ponto eletropermeável é eficaz como ponto a ser estimulado, ponto de tratamento.
A terapia, que ele desenvolveu, é bastante eficaz. Como resultado disso, existem milhares de médicos japoneses que praticam o método RYODORAKU no Japão em clínicas privadas e Hospitais. Muitos dos seus seguidores expandiram-se pelo mundo divulgando e praticando esta Terapia.
Esta terapia pode complementar-se com outros métodos terapêuticos tradicionais Japoneses : Massagem Shiatsu, Reflexologia Podal e Moxabustão, como prevenção, tratamento e cura.
Através da estimulação eléctrica dos pontos ryodoraku (linhas de conexão, ou canais, electropermeáveis que interligam os pontos electropermeáveis) em desequilíbrio, reequilibra-se o organismo funcionalmente, proporcionando a cura e aliviando ou eliminando os sintomas causados por uma situação patológica.
No Japão existem Associações médicas e de acupuncturistas ligadas à : Sociedade Japonesa de Terapia Ryodoraku do Sistema Nervoso Autónomo.